top of page
Search
  • Writer's pictureMarcia Farias

LLM Programs - The List



Um mestrado em Direito (LLM) no exterior é um alto investimento profissional e pessoal. Por isso, as universidades e os diferentes programas de LLM devem ser criteriosamente escolhidos. Componha uma lista de programas que tenha como critérios principais:

  1. O custo do programa - diversifique sua lista, levando em consideração o custo total de estudar fora e as possibilidades de aplicar para uma bolsa de estudos; não foque apenas nos programas mais caros, mas faça uma lista que contenha programas com custos diferentes. Se você precisa de uma bolsa de estudos, expanda sua lista e inclua programas em universidades em mais de um país.

  2. A área de especialização - alguns programas são focados em uma determinada área do Direito, com ou sem transdisciplinaridade. Escolha o programa mais alinhado com a área na qual você tem experiência profissional ou acadêmica, e que mais perspectivas profissionais possa lhe oferecer. Outros programas são mais abertos. Nesse caso, verfique as matérias e linhas de pesquisa do corpo docente para assegurar-se de que o programa está alinhado com as experiências acadêmicas e práticas que você pretende ter. Veja ainda quais são os laboratórios oferecidos, assim como grupos de estudo ou oportunidades associativas.

  3. O reconhecimento do programa e sua demonstrada excelência. Muitos programas são conhecidos de candidatos brasileiros. Mas há muitos outros que têm reconhecimento internacional e que você, possivelmente, esteja negligenciando. Cast your net wide.

  4. Organize uma tabela com os nomes das universidades e dos programas escolhidos, o custo de tuition, o custo total, os requisitos exigidos e a forma de aplicação. Se você vai levar a família com você, investigue o respectivo custo de moradia, educação, alimentação etc.

  5. Revise sua lista mais uma vez e confirme se os critérios acima foram observados.


O processo de admissão difere um pouco de acordo com o programa e com o país escolhido. Não esqueça de levar em consideração o custo de aplicação (taxas das universidades e taxas da plataforma, quando necessário). Some esse custo antes de iniciar suas candidaturas. Assim, se você precisar excluir algum programa de sua lista, fará isso antes de iniciar, e não no curso do processo. Do ponto de vista financeiro, agir assim é mais eficiente.


16 views0 comments

Recent Posts

See All

Comentarios


bottom of page