top of page
Search
  • Writer's pictureMarcia Farias

What is the value of an L.LM Program?


Você vem estudando a possibilidade de fazer um L.LM fora do Brasil?


L.LM - Latim Legum Magister - é o Mestrado em Direito originado em países de common law.

A diferença mais sensível entre um L.LM e um Mestrado Acadêmico em Direito é que o mestrado acadêmico requer a qualificação e defesa de uma dissertação (ou thesis, em inglês), e sua finalidade mais notável é a preparação para o magistério superior, formação essa que pode ser continuada por meio de um curso de doutorado.


Um L.LM se aproxima mais do mestrado profissional, modalidade de curso de pós-graduação criada para aproximar a academia do mercado de trabalho público ou privado. São cursos mais voltados para as necessidades do mercado, e menos para discussões teóricas ou para o ensino do Direito, ou seja, para a pesquisa científica, tradicionalmente a função primordial das universidades.


Cursar um L.LM fora do Brasil propicia uma notável experiência em direito comparado e a possibilidade de estudos transdisciplinares e multiculturais, além de uma sólida rede de contatos no exterior: o famoso networking. Além disso, muitos programas de L.LM oportunizam a observação do funcionamento de instituições jurídicas ou judiciais estrangeiras e a preparação - fora do curso, evidentemente, para exames de classe, como o Bar Association de alguns poucos estados norte-americanos.


Escolha com critério a universidade na qual você quer cursar seu L.LM. Primeiramente, examine o programa e o corpo docente: você terá oportunidade de estudar o(s) ramo(s) do Direito de que mais gosta? Em segundo lugar, veja o prestígio da faculdade de direito e da universidade em geral. Como o investimento nesses programas pode ser alto, faça uma análise de custo-benefício. Em seguida, confirme se conseguirá pagar o curso, ao menos parcialmente, nesse caso, se tiver a oferta de bolsa de estudos. Por fim, comece sua preparação cedo. Muitos cursos exigem nota mínima nos testes de proficiência da língua inglesa. Além disso, o envio de documentação por parte da universidade (official transcripts), tradução de documentos, personal statements, processo de visto - tudo leva tempo. O processo pode até ser divertido, mas torna-se estressante se você se colocar sob pressão.


28 views0 comments

Recent Posts

See All

Commentaires


bottom of page